terça-feira, 20 de junho de 2017

Janela da Motivação

O que te desmotiva motiva?
Num dia ruim por exemplo, tudo te desmotiva.
Pois num dia bom você faz tudo. Tudo é feliz. Tudo é lindo.
Cabe a cada um de nós reverter os dias ruins.
Sempre vamos conseguir? Não.
Acho até que esses dias podem ter o seu devido valor.
Os dias ruins normalmente vêm acompanhados de uma preguiça absurda. O primeiro passo é ela. Se eu preciso num dia desses por exemplo fazer um treino de corrida, eu simplesmente levanto e vou. Não penso. Já me treinei nesse sentido. Depois que começamos tudo isso passa.
Mas se o dia é ruim no modo “top hard”, muitas vezes eu fracasso. E uso esse fracasso como motivação para o próximo dia. Um dia de fracasso é muito ruim. Não podemos nos adaptar e nos acomodar a ele. Mas devemos respeitá-lo. E sim, tirar proveito dele. Quem nunca ouviu falar da Fênix, aquela ave lendária que renasce das próprias cinzas? Eu vejo como aquele momento em que você sai do fundo do poço transformado.
Eu tenho problemas com variação de humor. Preciso manter a mente ocupada. A mente ocupada para pessoas como eu é uma necessidade.
Eu preciso muitas vezes ser a “louca”. Aí entra o modo “nosense power”. E acaba aquela obrigação de achar que todos temos que manter sempre um padrão normal de comportamento.
Quantos de nós não encontramos a nossa essência nos momentos nosense power?
O último livro que li era sobre uma mulher completamente doente. Muita coisa. Ela simplesmente resolveu assumir para o mundo, tudo o que acontecia dentro dela, de uma forma relativamente engraçada. E o livro dela virou best seller em vendas.
Nós vivemos num mundo doente. As pessoas estão doentes. Cada vez mais deprimidas e frustradas. A depressão inclusive vem sendo considerada o mal do século. Lógico que não vou entrar na parte patológica. Existem casos muito sérios que precisam de um acompanhamento médico. E eu já precisei. Não funcionou. Foi apenas uma tentativa e não funcionou.
Eu tive a oportunidade de conseguir sair. A minha cabeça e meus altos e baixos me ajudaram. A minha endorfina me ajudou. Na primeira vez em que coloquei um tênis de corrida e fui para rua eu usei toda aquela sensação para me levantar, para me salvar.
Fácil, certo?
Não. Não é fácil. É inclusive estranho e meio desesperador. Num momento você está lá no fundo do poço “mode power down top” e no outro você se sente capaz de dominar o mundo.
Essa é a janela. Esse é o momento da superação. Quanto mais forte for esse momento, mais distante você fica do fundo do poço.
É nesse momento que você tem que usar a sua força, a sua capacidade de superação e de acreditar em você. Pois acredite, o mundo faz você o tempo inteiro se sentir fraca.
Quando eu estava trabalhando eu me sentia a pessoa mais forte do mundo (mesmo com os baixos). Eu sempre tive medo da depressão se eu ficasse em casa. E esse foi o momento mais difícil. Foi aí que precisei da janela, da janela da superação. E isso não é uma coisa que você liga e desliga. Por isso que ela tem que ser aproveitada. No seu máximo. Inclusive providenciando para que seus resultados não desapareçam quando essa janela se fecha.


Esse texto foi escrito em uma dessas janelas. E ela provavelmente vai estar fechada amanhã. E amanhã eu vou ter que dar um jeito de reverter isso.

Esse é o nosso dia a dia. Essa tem que ser a nossa luta diária.

A menos que você não passe pela metade do que eu descrevi aqui. Se for esse o caso, talvez você seja algumas das pessoas mais sortudas do mundo... Ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário