terça-feira, 20 de junho de 2017

Sobre motivação.

Estive pensando sobre a dificuldade de muitos de nós em relação a atividade física e resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência. Preparem-se... Vem textão!!
Eu era atleta de natação quando criança. Era inclusive da Federação do Estado do Rio de Janeiro (FARJ). Na época, como muitas crianças, eu praticava natação e uma série de outras atividades.
Eu era péssima em quase tudo. Com exceção da natação.
Mas fazia mesmo assim.
Nunca me chamem pra jogar vôlei (dica importante).
Larguei tudo com uns 12 anos.
Cresci, virei boêmia, tabagista, engordei, etc... Mas volta e meia eu dava umas braçadas, pois sempre gostei muito.
Correr??? Nada. Troço chato da porra!!!
Então... Sempre odiei academia. Entrava e pagava meses sem ir.
Há uns 6 anos atrás, deixando de lado um pouco a questão da balança pois a parada foi mais séria, se acentuaram crises de fobia e depressão.
Tentei remédios. Ajuda médica. Em vão. Eu não estava feliz. Eu precisava me mexer.
Através de uma brincadeira, fui participar de uma corrida de rua, o Circuito do Sol, onde consegui correr milagrosos 1800 metros. Foi debaixo de muita chuva e me divertindo muito.
Pronto. Passei a acordar do nada com vontade de correr. Ainda porque a sensação pós corrida era sensacional. Sim... a tal da endorfina.
Durante alguns anos treinei por conta própria e em 2012 resolvi voltar a encarar o mar na natação.
Nunca mais precisei de nenhum remédio.
Hoje faço parte de uma assessoria de corrida, e sim, levo muito a sério os meus treinos.
Esporte. Hobby. Amizades com o mesmo objetivo. Gostam de academia? Ótimo... Não gostam? Procurem por um hobby. Algo que lhes dê prazer. Esqueçam rótulos e obrigações, pois daí surge a desistência, o desânimo e a frustração.
Frustração já sabem, né?  Vai direto pra balança (também).
Tentem achar atividades que dêem prazer. Ponto. E sim, de acordo com algumas necessidades vão entrar algumas coisinhas um pouco chatas. Eu, por exemplo, tive realmente que começar a fortalecer meus músculos pois estava me machucando demais.
Eu madrugo todos os domingos no Rio. Mas não é só pra correr...  além dos treinos eu tenho um grupo de pessoas que amo curtir, num ambiente onde adoro estar. É o meu passeio. Minha terapia.
Tempo? Não tenho. Por isso adquiri o hábito de acordar cedo. Os ganhos para a minha cabeça eram fundamentais para o meu dia a dia.
Dá para se acostumar. Acreditem. Dá inclusive para gostar disso!!!
Melhora tudo na vida da gente. E eu não sou uma pessoa fácil.
Sim. Me pego exausta em várias ocasiões e aprendi a lidar com a preguiça. Ela existe e é diária. Já chorei inúmeras vezes por desânimo e cansaço. E já pensei em desistir em outras dezenas de vezes.
Hoje não consigo mais parar.
O trabalho nutricional está sendo essencial. Nunca emagreci só com atividade física. NUNCA!!! E realmente precisei perder peso para também parar de me machucar e conseguir atingir algumas metas.
Então... Não façam nada de que não gostem. Procurem por algo que dê prazer. A partir daí, uma coisa vai levar à outra. E quando menos esperarem vão estar mais felizes. E sim, mais leves!!!
Comecem. Tracem metas. Só consegui bons resultados esse ano por causa de uma prova que fiz em abril, em Florianópolis.
Meia maratona? Fiz a minha quarta há algumas semanas. Me obriga a treinar. Tendo que treinar eu sou obrigada a esquecer a preguiça. E posso comer chocolate. E pizza!!! 
Achem incentivos. Sempre. Temos um leque de opções. SEMPRE!!
Sou desengonçada em quase tudo o que faço. Mas e daí? Tenho 44 anos e aos 40 fiz meu primeiro Biathlon. Como o mar sempre me devolve, eu continuo fazendo.
Achem incentivos em coisas que gostem. O resto vem naturalmente.
Marquem passeios em locais abertos. Uma amiga faz o coitado do filho correr atrás dela num skate enquanto ela se exercita.
E não. Não é fácil. Mas pode ser muito prazeroso mesmo assim.
E não. Não sou atleta.
Mexam-se. E acima de tudo e qualquer coisa, divirtam-se com isso. 

Escrito em 10 de março de 2017. Publicado hoje,

Nenhum comentário:

Postar um comentário